´Caça francês aponta futuro da indústria do ABC´

Dassault fecha acordos em São Bernardo


Foto: Andris Bovo

Vários acordos de cooperação foram assinados nesta terça entre a Prefeitura de São Bernardo, o grupo francês Dassaut e as universidades Fatec, FEI e Federal do ABC para o desenvolvimento de projetos de cooperação na capacitação de profissionais e transferência de tecnologia.

O grupo francês fabrica o caça supersônico Rafale e disputa com a sueca Saab e a norte-americana Boeing a licitação aberta pelo governo brasileiro para a compra de seis aviões. Ele se diferencia das outras duas empresas porque oferece a transferência de toda a tecnologia utilizada na fabricação do aparelho.

Para o prefeito Luiz Marinho, o ABC sairia ganhando com a escolha do Rafale. “O caça vai apontar novos caminhos para as universidades, desenvolver projetos associados à indústria e promover intercâmbios com os países desenvolvidos, fortalecendo as áreas produtivas para a região”.

O diretor da Dassaut Jean Marc Merialdo disse que o grupo procura parcerias com universidades e indústrias para a formação de pessoal e transferência de tecnologia para a produção de peças.

Já o diretor do Sindicato Nelsi Rodrigues da Silva, o Morcegão, afirmou que a indústria brasileira precisa de alta tecnologia, com grande valor agregado.

“Ter produtos de alta tecnologia significa emprego de qualidade. É por isso que também queremos ver o ABC envolvido nos projetos do trem bala e da extração de petróleo da camada do pré-sal”, concluiu.

Da Redação