Caem juros para caminhões

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, anunciou que o banco está promovendo uma forte redução nos juros de financiamento para a compra de caminhões e melhorando o acesso ao crédito para as micro, pequenas e médias empresas.
A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), usada pelo BNDES nos empréstimos para empresas, passará dos atuais 6,25% para 6%, beneficiando todo o setor produtivo.
Os juros para aquisição e produção de máquinas e equipamentos nas linhas Finem, Finame, Finame Agrícola e BNDES Automático foram reduzidos de 10,25% para 4,5% ao ano, menos para a compra de ônibus e caminhões, que terá taxa fixa de 7%. No programa rocaminhoneiro, a taxa caiu de 13,25% para 4,5% ao ano e o prazo de pagamento aumentou de oito para nove anos. Os caminhoneiros poderão financiar caminhões usados até 15 anos, prazo que antes era de 8 anos. Como a inflação projetada para os próximos 12 meses é de 4,5%, essa taxa significa zero de juros ou mesmo negativa caso a inflação passe disso.
O governo federal acredita que as medidas vão promover uma produção adicional de 20 mil caminhões ao ano. Muitas das medidas tomadas estão listadas no documento que o GT de Crédito da Agência de Desenvolvimento do ABC encaminhou ao banco na semana passada.