Califórnia já desafia o próximo governo americano ao anunciar que manterá subsídios aos carros elétricos
A Califórnia, estado mais populoso e rico dos EUA, também é o maior mercado de automóveis da “América”, com a CARB sendo a EPA dos californianos. O estado do Oeste tem leis mais rígidas que nos demais membros da federação, quanto à emissão de poluentes. No último governo Trump, a Califórnia bateu de frente com Washington e promete fazer o mesmo novamente. Com Donald Trump retornando à Casa Branca em janeiro, o fim do crédito de US$ 7.500 (e de qualquer valor) para os carros elétricos parece certo.
Diante disso, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou que o estado manterá o subsídio para a compra de carros elétricos, mas não exatamente aquele que já chegou a US$ 5.000. Newsom disse, segundo a TTAC: “Interviremos se a Administração Trump eliminar o crédito fiscal federal, dobrando nosso compromisso com o ar limpo e empregos verdes na Califórnia”.
Com o Fundo de Redução de Gases de Efeito Estufa, a Califórnia tem dinheiro para bancar um crédito que supostamente poderá ser de US$ 7.500. Oferecer menos que isso só manteria as coisas como estão, porém, com o mesmo valor do crédito, a coisa muda. O governo de Sacramento já oferece um crédito estadual e algumas cidades já tem seus próprios incentivos locais, beneficiando sempre os carros elétricos e depois os híbridos.
Ainda que a campanha de Trump tenha focado em acabar com créditos federais para carros elétricos, o apoio de Elon Musk ao ex-presidente, agora eleito novamente, pode amenizar a coisa. Talvez nem mesmo desapareça, sendo de alguma forma alterado para favorecer a produção e empregos americanos. Seja como for, Gavin Newsom está disposto a manter a Califórnia fora disso.
Do Notícias Automotivas