Câmara aprova Universidade do ABC
Finalmente, a Câmara Federal aprovou o projeto do governo federal criando a Universidade Federal do ABC (UFABC).
O projeto vai para o Senado e depois segue para sanção do presidente Lula. A Universidade terá três centros de graduação e pesquisas nas áreas de Tecnologia, Educação e Ciências Sociais.
Quando estiver funcionando, a UFABC atenderá 20 mil alunos nos cursos de formação, 2.500 em pós-graduação. A proposta prevê laboratórios integrados às empresas, programas de formação, extensão de qualidade e desenvolvimento de pesquisa em parceria com empresas e universidades.
O Ministério da Educação se comprometeu a organizar os primeiros cursos seis meses depois de sancionada a lei.
Para implantar os cursos serão necessários R$ 30 milhões anuais e quando a Universidade estiver funcionando plenamente terá verba de R$ 150 milhões anuais.
Demorou, mas saiu
Desde que foi apresentado ao Congresso, o projeto de lei esbarrou na oposição do PFL e PSDB, que não queriam aprovar a universidade meses antes das eleições.
Além disso, o PFL trancou a pauta de votação em agosto, e o projeto ficou parado na Câmara.
Em novembro, e na tentativa de fazer a Universidade funcionar logo no início deste ano, o presidente Lula anunciou que traria para a região um campus da Universidade Federal de São Paulo.
Ao mesmo tempo, as lideranças petistas no Congresso passaram a negociar com a oposição a desobstrução da pauta e a aprovação do projeto de lei criando a Universidade.
Na quarta-feira, um acordo entre as lideranças garantiu a votação, no mesmo dia, da urgência e do mérito do projeto.