Câmara de Santo André realiza homenagem pelas quatro décadas da representação

Sessão solene foi iniciativa do mandato do vereador Wagner Lima e reuniu representantes e militantes que construíram a história da Comissão

Foto: Adonis Guerra

Em comemoração aos 40 anos da Comissão de Fábrica dos trabalhadores na Volks, o mandato do vereador Wagner Lima (PT) organizou uma sessão solene na noite de quarta-feira, 19, na Câmara de Santo André.

Foto: Adonis Guerra

Trabalhador na Volks por 27 anos, Wagner Lima homenageou os que passaram pelos 40 anos da Comissão de Fábrica. “Todos construíram essa história bonita que fez com que trabalhadores e trabalhadoras não só na Volks, mas no ABC pudessem ter uma vida melhor. Se hoje estou vereador, foi pela organização no local de trabalho e a militância que acreditou que podemos construir uma sociedade melhor, mais justa e democrática”, afirmou.

Foto: Adonis Guerra

O vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, falou sobre a importância de comemorar e relembrar a história. “A responsabilidade do nosso Sindicato é nacional e internacional na busca por uma sociedade mais igual e fraterna, é isso que nos move e nos orienta. Hoje estamos aqui porque tivemos muitos representantes e anônimos que pavimentaram o caminho nesses 40 anos de luta e é nossa obrigação entregar o bastão ainda melhor para quem vier”, defendeu.

Homenagem

Foto: Adonis Guerra

O ex-presidente dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, foi homenageado na sessão e falou sobre a conquista do princípio da previsibilidade e do equilíbrio da relação capital e trabalho.

“A primeira vitória que tivemos foi tirar o poder que a fábrica tinha sobre as nossas vidas, equilibrar as relações, ser respeitado, já que o salário que ela nos paga é resultado de uma troca, um negócio. É dar condições de cada um prever a vida, se planejar, ter casa e dar educação aos filhos a partir do trabalho. Tivemos que aprender isso com o sacrifício de vários companheiros para poder comemorar hoje 40 anos de luta e resistência”, explicou.

Unidade para avançar

Foto: Adonis Guerra

A CSE na Volks, Rosimeire Conceição, a Rosi, falou sobre a importância de ter um Sindicato forte que luta pelos trabalhadores. “Sabemos como é a vida dos trabalhadores, o quanto passamos por momentos difíceis, sofremos com a ditadura e não queremos isso de novo. Na pandemia perdemos mais de 687 mil pessoas no país com esse presidente, sofremos junto com trabalhadores que perderam entes queridos. Precisamos nos unir e lutar por um povo que está necessitado, que precisa de carinho, apoio e avanços na sociedade”.

Foto: Adonis Guerra

Solano Trindade

As crianças e os jovens atendidos pelas oficinas do Centro Cultural Francisco Solano Trindade se apresentaram na atividade.

São Bernardo

Hoje, às 18h30, haverá sessão solene em homenagem aos 40 anos da Comissão de Fábrica na Volks, de autoria da vereadora Ana Nice (PT), na Câmara de São Bernardo (Praça Samuel Sabatini, 50).