Câmara de São Bernardo realiza homenagem aos 40 anos da Comissão de Fábrica na Volks

Para marcar os 40 anos da Comissão de Fábrica na Volks, foi realizada uma sessão solene na noite de terça-feira, 25, na Câmara de São Bernardo, de autoria do mandato da vereadora Ana Nice (PT), ex-diretora dos Metalúrgicos do ABC.

Foto: Adonis Guerra
Foto: Adonis Guerra

“A Comissão de Fábrica na Volks foi constituída nos anos de chumbo da ditadura, na luta pela redemocratização do país e pela organização no chão de fábrica para melhorar as condições dos trabalhadores e de seus familiares. É com muita honra que presido a sessão em homenagem a essa Comissão gigante pelas suas conquistas, lutas, participação e compromisso com a sociedade”, afirmou.

Foto: Adonis Guerra

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, destacou que a homenagem é para quem construiu a história nos 40 anos e também aos seus familiares. “A nossa luta é imortal, aprendemos muito com os que a iniciaram e ela não cessa enquanto houver exploração do capital, enquanto existir gente dormindo na rua, passando fome, desempregado”.

Sindicato na fábrica

O diretor administrativo do Sindicato e CSE na Volks, Wellington Messias Damasceno, lembrou da conquista da Comissão.

Foto: Adonis Guerra

“Por mais que possa parecer algo comum, passados 40 anos, temos 53 empresas com CSE, com representação no local de trabalho inspirado nas Comissões de Fábrica, mas essa não é a realidade no movimento sindical. Celebrar 40 anos mostra o grau e a capacidade de organização dos trabalhadores e sua resistência ao longo dos anos para aperfeiçoá-la e deixá-la mais forte”. 

Foto: Adonis Guerra

O coordenador-geral da representação na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, destacou o marco histórico. “Se temos uma Comissão de Fábrica organizada e combativa, é porque pessoas plantaram isso em 40 anos de muita luta. Encaramos grandes reestruturações e ameaças, mas aprendemos que o caminho era o diálogo, sem desistir de lutar jamais”. 

Foto: Adonis Guerra

A primeira representante mulher, Olga Irene do Nascimento, relembrou os períodos difíceis. “Tivemos 21 anos de ditadura militar, depois o confisco da poupança no governo Collor. Temos que mostrar pelo que passamos, lutamos muito para ter mulheres no Senai”.

Homenagem

Foto: Adonis Guerra

O vereador Wagner Lima (PT), trabalhador na Volks por 27 anos, que também organizou uma sessão solene dia 19, na Câmara de Santo André, foi homenageado.

“O momento que estamos passando no país é muito difícil, nunca imaginei que teríamos tantos retrocessos. Somos forjados na luta de cada um e vamos à luta para melhorar a vida da classe trabalhadora”.

Solano

Os jovens atendidos pelo Centro Cultural Solano Trindade, mantido pelos trabalhadores na Volks, se apresentaram na atividade.