Câmara de Suzano aprova título de cidadão ao presidente do Sindicato

A Câmara de Suzano apro­vou o projeto do vereador Derli Dourado (PT) e con­cedeu o título de cidadão suzanense ao presidente do Sindicato, Rafael Marques, na sessão do dia 18 de no­vembro.

“Além da pessoa íntegra que é o companheiro Rafael, as ações do Sindicato reper­cutem aos trabalhadores de todo o Brasil e, consequente­mente, ao município de Suza­no”, explicou Derli. “Conheço bem a atuação do Sindicato, que é uma das mais impor­tantes entidades sindicais do mundo, e Rafael já atua em defesa dos trabalhadores há muito tempo”, disse.

Em 1989, o vereador in­gressou na Cofap, em Santo André, e integrou a diretoria do Sindicato por 15 anos. “Quero estender a homena­gem para cada metalúrgico do ABC, a todos os ex-presi­dentes e diretoria”, afirmou.

No projeto, o vereador lembrou a biografia de Rafael, que ingressou na Villares pelo Senai em 1979 e, em 1986, entrou na Ford como eletri­cista de manutenção, função que ocupa até hoje. Em 1990, ainda militante, destacou-se como uma das principais lideranças na fábrica durante a Greve dos Golas Vermelhas.

“É uma honra ser consi­derado cidadão suzanense, cidade próxima da nossa base e que também possui amplo caráter industrial”, disse Rafael.

O vereador ressaltou ainda a eleição de Rafael para a CIPA, Comissão de Fábrica e Comi­tê Sindical de Empresa. Sua atuação sindical como diretor de base, secretário-geral e vice-presidente. Em 2012, assumiu a presidência interinamente e, em 2014, foi eleito presidente dos Metalúrgicos do ABC.

Derli relembrou a luta da categoria neste ano em defe­sa dos postos de trabalho e o Programa de Proteção ao Emprego, o PPE. A sessão solene de entrega do título deverá ser marcada para o início do ano que vem.

 Da Redação.