Câmara de Suzano aprova título de cidadão ao presidente do Sindicato
A Câmara de Suzano aprovou o projeto do vereador Derli Dourado (PT) e concedeu o título de cidadão suzanense ao presidente do Sindicato, Rafael Marques, na sessão do dia 18 de novembro.
“Além da pessoa íntegra que é o companheiro Rafael, as ações do Sindicato repercutem aos trabalhadores de todo o Brasil e, consequentemente, ao município de Suzano”, explicou Derli. “Conheço bem a atuação do Sindicato, que é uma das mais importantes entidades sindicais do mundo, e Rafael já atua em defesa dos trabalhadores há muito tempo”, disse.
Em 1989, o vereador ingressou na Cofap, em Santo André, e integrou a diretoria do Sindicato por 15 anos. “Quero estender a homenagem para cada metalúrgico do ABC, a todos os ex-presidentes e diretoria”, afirmou.
No projeto, o vereador lembrou a biografia de Rafael, que ingressou na Villares pelo Senai em 1979 e, em 1986, entrou na Ford como eletricista de manutenção, função que ocupa até hoje. Em 1990, ainda militante, destacou-se como uma das principais lideranças na fábrica durante a Greve dos Golas Vermelhas.
“É uma honra ser considerado cidadão suzanense, cidade próxima da nossa base e que também possui amplo caráter industrial”, disse Rafael.
O vereador ressaltou ainda a eleição de Rafael para a CIPA, Comissão de Fábrica e Comitê Sindical de Empresa. Sua atuação sindical como diretor de base, secretário-geral e vice-presidente. Em 2012, assumiu a presidência interinamente e, em 2014, foi eleito presidente dos Metalúrgicos do ABC.
Derli relembrou a luta da categoria neste ano em defesa dos postos de trabalho e o Programa de Proteção ao Emprego, o PPE. A sessão solene de entrega do título deverá ser marcada para o início do ano que vem.
Da Redação.