Câmara Setorial Automotiva faz primeira reunião nesta quinta

Metalúrgicos e técnicos do Ministério da Fazenda realizam nesta quinta (25) a primeira reunião da Câmara Setorial Automotiva do Plano Brasil Maior, a política industrial do governo federal.

Nela será debatida a regulamentação da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para as montadoras que investirem no desenvolvimento de modelos nacionais e comprarem mais peças fabricadas no País.

Conforme a Medida Provisória (MP) 540 que criou o Plano, o governo abrirá mão de parte da sua arrecadação desde que a empresa apresente um projeto que envolva melhoria de competitividade.

“O foco da reunião será definir com quais critérios e em que condições vamos regulamentar a redução tributária”, afirma Rafael Marques (foto), vice-presidente do Sindicato.

Segundo ele, a diminuição de impostos beneficiará diretamente as empresas. Daí a necessidade de se conquistar também contrapartidas do setor como a geração de vagas e a qualidade do emprego, entre outras.

O dirigente lembra que a Câmara Setorial de 1991 e 1992 manteve o nível de emprego, conquistou aumento real de 19% em três anos e o desenvolvimento dos modelos populares.

Esses veículos alcançaram o resultado que o Sindicato pretende agora, pois impulsionaram uma produção que estava estagnada há muito tempo, com carros melhores e mais modernos.

Da Redação