Câmaras homenageiam 50 anos
As contribuições históricas dos metalúrgicos do ABC para as conquistas dos trabalhadores brasileiros ao longo dos últimos 50 anos foram destacadas nas homenagens que o Sindicato recebeu da Câmara dos Deputados, na última segunda-feira, e da Câmara de Vereadores de São Bernardo, na sexta-feira passada.
“O País deve muito à incansável luta dos metalúrgicos do ABC na busca por melhores condições de trabalho, direitos e salários dignos”, disse o deputado Vicentinho (PT-SP), autor do requerimento.
“Sou fruto desta história e só estou aqui porque fui militante e dirigente deste importante Sindicato. Até hoje sou associado e tenho orgulho disso”, completou. Para o deputado Marco
Maia (PT-RS), vice-presidente da Mesa Diretora, uma das provas do êxito do Sindicato é a eleição de um metalúrgico do ABC para a Presidência do Brasil.
“Homenageamos essa trajetória extraordinária, em que se superou a repressão da ditadura militar até alcançarmos ampla participação política dos dias de hoje”, afirmou Maia, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas (RS).
São Bernardo
Autor do requerimento na Câmara de São Bernardo, o vereador Zé Ferreira (PT) salientou que o povo brasileiro sabe que deve muito à categoria pelos avanços democráticos na sociedade.
“Elegemos Lula, provando que um peão pode administrar este País”, destacou.
No mesmo ato, Artur Henrique, presidente da CUT, caracterizou os metalúrgicos do ABC como transformadores sociais.
“Não teríamos tantos avanços se não fosse uma enraizada organização no local de trabalho, da qual nascem as perspectivas das nossas lutas”, salientou.