Caminhada de Serra e Alckmin na Marechal termina em quebra-quebra

Caminhada de Serra e Alckmin na Marechal termina em quebra-quebra Assessor tucano teria discutido com cinegrafista; copos e estufa de salgados foram quebrados

A visita dos candidatos tucanos à presidência da República e ao governo do Estado, José Serra e Geraldo Alckmin, a São Bernardo, na tarde desta terça-feira (10/08), acabou em quebra-quebra e confusão e a atividade de campanha no Centro da cidade precisou ser interrompida. A caminhada pela Marechal Deodoro teve como saldo duas estufas de salgados de uma lanchonete quebradas e uma briga entre um cinegrafista e um integrante da equipe de Serra.

As estufas foram quebradas após um grande número de militantes, curiosos e imprensa acompanharem os candidatos em um lanchonete para tomar um café. A briga aconteceu logo em seguida.

Um funcionário da equipe de Serra, Vinicius Paulino, teria pedido ao cinegrafista da TV Bandeirantes, Wellington Gouvêa, para descer do balcão, mas o trabalhador se recusou e continuou gravando a atividade, e foi então que a briga teve início.

De acordo com o cinegrafista, ele foi acredito com uma “gravata”. “Eu estava de costas no balcão e o assessor do Serra me deu um soco nas costas. Caí no chão e ele me deu uma gravata. Pediu para me retirar, mas me recusei porque sou trabalhador e não bandido”, disse Gouvêa, ao destacar que caberá a emissora decidir se irá registrar Boletim de Ocorrência.

No momento da confusão, Serra e Alckmin ficaram no fundo da lanchonete e só sairam de lá escoltados por militantes. Com o clima tenso, os tucanos desistiram de percorrem as ruas do Centro, pararam em outra lanchonete e depois visitaram o Hospital Lacan, clínica pública de tratamento de dependência química em São Bernardo, onde Serra falou de suas propostas se vencer o pleito.

Serra não quis comentar o incidente, mas afirmou que o PSDB arcará com o prejuízo do comerciante. “Iremos arcar com todo prejuízo. Aloizio Nunes (candidato do PSDB ao Senado) já comprou os equipamentos.”

A reportagem foi até a lanchonete no Centro da cidade e constatou que as duas estufas quebradas foram compradas e estavam sendo instaladas. O prejuízo com salgados não foi ressarcido.

Na última segunda-feira (09/08), Alckmin esteve em Santo André caminhando pelo centro da cidade e também causou tumulto, entrando em lanchonetes e conversando com a população.

Expediente
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr. (PTB), foi o único chefe do Executivo da Região que participou da atividade da campanha do tucano nesta terça-feira em São Bernardo. Questionado se naquele horário, por volta das 16h, Auricchio não deveria estar cumprindo expediente em São Caetano ele foi enfático: “Estou aqui de passagem. Não sabia que ele estaria aqui. Estou voltando de Santos, mas não era agenda da Prefeitura. Estou andando”, disse o prefeito, ao confirmar que não está de licença do cargo público.

Cutucada
Durante a visita ao Hospital Lacan, Serra criticou a ausência do governo federal com recursos e disse que o prefeito Luiz Marinho (PT), de São Bernardo, é contra o projeto.

“Quando inauguramos esta clínica, o prefeito de São Bernardo, com quem tenho relações bastante cordiais, criticou, porque é contra este tipo de internação, e acredita em internação em hospitais gerais ou ambulatoriais, mas criei esse tipo de serviço, mas nunca achei que só isso daria conta. Por isso criamos uma rede de clínicas de comunidade”, destacou Serra.

Por meio de nota, o prefeito Luiz Marinho respondeu: “Sou contra esse tipo de internação feita pelo Hospital Lacan porque é um serviço não integrado à conduta praticada em termos de saúde mental no município e na Região. Acredito que trancar não é tratar, portanto, reforço mais uma vez que não é um serviço eficiente. Dessa forma, o candidato José Serra está convidado a conhecer uma das residências terapêuticas do município que prestam esse tipo de atendimento.”
 

 Do ABCD Maior