Caminhão cegonha elétrico e nova fábrica de baterias: os planos da Nissan

Montadora japonesa faz parceria para entrega de automóveis na Califórnia e planeja produção de baterias nos EUA

A Nissan começou a usar caminhões cegonha elétricos para a entrega de automóveis novos no porto de Los Angeles, na Califórnia. Os caminhões são fornecidos pelas fabricantes Nikola e Kenworth e as primeiras entregas incluíram o novo crossover Ariya 2023 da marca japonesa. Segundo a montadora, o uso de veículos pesados movidos a novas propulsões para entregas ajudará a Nissan e seus parceiros de logística a entenderem mais sobre o uso desse tipo de veículo.

Após o teste inicial com quatro caminhões basculantes elétricos movidos a bateria (BEV), a montadora planeja implantar caminhões adicionais na área de Los Angeles. A Nissan estuda criar uma segunda fábrica de baterias, o que pode contribuir para o aumento do fornecimento existente nos Estados Unidos. A marca japonesa já possui uma fábrica de veículos elétricos em Smyrna, no Tennessee e pretende construir trens de força elétricos em sua fábtica de Decherd, no mesmo estado.

Com isso, a montadora espera atender aos requisitos da Lei de Redução da Inflação, segundo o diretor de operações Ashwani Gupta. A Nissan também aumentou suas metas globais de vendas de carros eletrificados a fim de se destacar no segmento, dominado por montadoras como Tesla nos Estados Unidos. Agora, a marca japonesa quer que os modelos eletrificados representem mais de 55% das vendas globais até o fim de 2030.

O mix de veículos elétricos aumentará de 40% para 44% até o ano fiscal de 2026, segundo a montadora. A Nissan planeja lançar 27 veículos eletrificados em 2023, 19 totalmente elétricos. O plano anterior era colocar 23 veículos eletrificados no mercado este ano, incluindo 15 BEV.

Do Automotive Business