Caminhão elétrico da JAC começa a operar como guincho na Porto Seguro
Com autonomia para 240 km, é o primeiro veículo elétrico utilizado para este serviço no Brasil
A Porto Seguro adquiriu um caminhão elétrico da JAC Motors, o leve iEV 1200T, movido a bateria, que começa a operar neste mês em São Paulo no serviço de guincho da empresa. O modelo importado, apresentado na última semana pelo Grupo SHC, chega ao Brasil por R$ 349.900 e completa a linha de elétricos da marca.
Com autonomia para rodar 240 quilômetros com uma única carga, sua bateria tem capacidade de 97Kwh, que recarrega totalmente em até 6h. É a primeira vez que um veículo 100% elétrico é utilizado para este tipo de serviço no Brasil. O guincho emite um total de 1,80 de C02 (t) em comparação aos 41,9 de CO2 (t) de um guincho leve convencional, que representa um potencial de redução de cerca de 40,1 de CO2 (t).
“Para neutralizar as emissões do guincho leve precisaríamos de 245 árvores; já para neutralizar as emissões do guincho elétrico precisaríamos de 12 árvores. Além disso, temos uma redução considerável nos custos de abastecimento: o valor por km de um guincho a diesel é de R$ 0,70 e com o elétrico esse preço cai para R$ 0,27”, diz Marcelo Sebastião, diretor da Porto Socorro, serviço de guincho da Porto Seguro.
Além de comprar o caminhão elétrico, a Porto Seguro decidiu incentivar o uso de veículos elétricos ao oferecer pontos de recarga para carros elétricos em suas 30 lojas de São Paulo. O equipamento do tipo T2 é compatível com os modelos que compõem mais de 90% da frota elétrica que circula atualmente no Brasil: o serviço é gratuito tanto para clientes como para não clientes da Porto Seguro.
Do Automotive Business