Caminhão elétrico da Scania, com bateria exclusiva e alcance de 240 km, é testado em mina subterrânea

Novo caminhão elétrico da Scania vai ressignificar a mineração por ser um veículo totalmente sustentável e com alcance gigante

A Scania, empresa fabricante de caminhões e ônibus, já está comercializando o seu novo modelo elétrico: o Scania 25 P. O novo caminhão conta com duas funções sendo ele trator e também caminhão de distribuição. Por ser a grande novidade do setor, o modelo elétrico está sendo testado em operação difícil na mina LKAB no norte da Suécia.

A Scania resolveu testar a operação dos seus caminhões totalmente elétricos em um ambiente, digamos, um pouco insalubre de mineração subterrânea. O novo caminhão Scania 25P transporta produtos residuais e possui um peso total, incluindo carga útil, de 49 toneladas de PBT. É o primeiro de seu tipo na indústria de mineração.

A empresa Scania atua em indústrias que estão, hoje, passando por mudanças gradativamente a fim de alcançar níveis grandiosos de sustentabilidade. O caminho para um setor de mineração seguro, produtivo e 100% livre de carbono se inicia com a mineração de ferro e se estende ao transporte. O caminhão elétrico Scania 25 P tem autonomia de até 350 km com carga útil de 40 toneladas e autonomia de 250 km com peso total máximo de 64 toneladas.

O novo caminhão de força elétrico Scania também fornece uma gigantesca força eletromecânica, que garante operações que exijam temperatura controlada ou o uso intensivo de energia, como elevadores de gancho e basculantes. Também é possível notar no novo caminhão as baterias, que agora são montadas internamente na Scania para servirem perfeitamente no chassi reforçado e no novo posicionamento da interface de carregamento (no lado esquerdo, atrás da porta do motorista).

Do Click Petróleo e Gás