Caminhões a hidrogênio começam a operar na China

60 veículos pesados foram fornecidos pela Cummins para serviços de coleta de lixo em Xangai

O segmento de veículos pesados é um dos grandes desafios para o processo de descarbonização do setor. Mas, aos poucos, as empresas conseguem transformar o hidrogênio em uma solução viável, como na China, onde caminhões com a solução começam a operar de fato.

Em Xangai, 60 caminhões basculantes a hidrogênio começam a realizar o serviço de coleta de lixo. Os veículos de 31 toneladas foram desenvolvidos em conjunto pela Accelera by Cummins, nova unidade de negócios de emissão zero da companhia, e pela Dechuang Future, divisão de energia da Shaanxi Automobile Group.

Os caminhões usam motor de célula de combustível de hidrogênio de 120 kW desenvolvido pela Cummins. Ele é integrado a um sistema composto por uma bateria de fosfato de ferro e lítio de 127 kWh, um motor de acionamento de 410 kW e um sistema de transmissão automática AMT, de baixo consumo de energia. Segundo a Accelera, o sistema passou por 2.500 horas de testes de durabilidade e 2,7 milhões de quilômetros de testes de estrada. Foram mais de 100 mil horas de operação no acumulado do ano.

Ainda de acordo com as empresas, a parceria estabelecida há dois anos possibilitou o desenvolvimento de um sistema “estável” de operação para motores a hidrogênio em caminhões em ciclos de trabalho complexos e ambientes vulneráveis a poeira pesada e detritos. A Cummins diz que mais 100 caminhões a hidrogênio serão fornecidos ainda este ano.

Do Automotive Business