Caminhões Euro 5 puxarão vendas do setor até março de 2023

Frotistas tendem a antecipar troca de veículos para fugir de aumentos de 15% a 20%

A venda de caminhões novos será puxada até o primeiro trimestre do ano que vem pela antecipação de compras, sobretudo pelos frotistas com maior poder de negociação. O motivo é a mudança de tecnologia que ocorre no início de 2023, quando entra em vigor a produção obrigatória de modelos com motorização Euro 6.

“As fábricas vão se esforçar para produzir [modelos Euro 5] até o fim deste ano e a compra desses caminhões deve ocorrer até março”, afirma o diretor-executivo da Fenabrave, Marcelo Franciulli. “Essa antecipação decorre do encarecimento dos modelos Euro 6, algo entre 15% e 20% sobre os Euro 5”, recorda o executivo da Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários e que divulgou os números de vendas do setor na terça-feira, 4.

Franciulli, no entanto, não soube informar o tamanho dessa antecipação em unidades por causa do abastecimento ainda irregular de peças fornecidas às montadoras. A projeção mais recente da Fenabrave é de 127,3 mil caminhões vendidos até o fim do ano. Para superar esse volume será preciso emplacar 12 mil caminhões por mês ou mais até o fim do ano.

Sobre a antecipação de compras, esse fato também ocorreu em 2011, levando o mercado naquele ano ao seu volume recorde de 172,6 mil caminhões emplacados. No início daquele ano seguinte entraria em vigor o Euro 5. Mas vale ressaltar que o volume histórico de 2011 também teve como motivos o momento econômico favorável e as linhas de crédito disponíveis.

Do Automotive Business