Campanha combate violência contra as mulheres


Bancadas femininas da Câmara e do Senado no lançamento da campanha

Uma campanha para combater a violência sutil contra as mulheres foi lançada pela bancada feminina da Câmara e do Senado, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e ongs, durante os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

A violência sutil é ato de violência moral, psicológica e de controle econômico. “Elas são consideradas normais ou naturais pelo fato de estarem arraigadas na sociedade e de não serem claramente percebidas como violência pelas próprias mulheres”, disse a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), coordenadora da bancada feminina na Câmara.

Segundo ela, a violência contra a mulher não se manifesta apenas por meio de agressão física ou violência moral. “A violência sutil é mais difícil de ser combatida”, comentou.

O que é – Os 16 dias acontecem em 158 países com o objetivo de mobilizar a sociedade para o enfrentamento do problema e buscar soluções para a situação a que estão expostas as mulheres. A campanha também quer novas medidas e políticas públicas de defesa integral dos direitos das mulheres.

Os três eixos da campanha deste ano são:
Comprometa-se de forma coletiva ou individual e não pratique nem tolere qualquer forma de violência contra a mulher.
Tome uma atitude que altere a cultura machista.
Exija seus direitos e assuma a luta pelo fim da violência contra a mulher.