Campanha da CUT chama atenção para o papel da juventude no futuro do país

Organizada pela CUT, em parceria com a Confederação dos Sindicatos Alemães (DGB), a live “Segue o Fio”, realizada no último sábado, 5, reuniu lideranças sindicais e artistas em uma conversa com jovens de todo o Brasil sobre o papel deles no futuro país.

A campanha visa incentivar a juventude a entender melhor o papel e a importância dos sindicatos na vida da classe trabalhadora.

“Em meio a uma crise sanitária e sofrendo todos os ataques por esse governo fascista de Bolsonaro, a juventude muitas vezes não se dá conta de que é uma das mais prejudicadas, já que seu futuro está sendo posto à prova por conta de todos os direitos trabalhistas e previdenciários que foram usurpados”, declarou o novo coordenador do Coletivo da Juventude Metalúrgica do ABC, Américo José Galvanho Júnior, o Juninho.

Foto: Adonis Guerra

Juninho que é trabalhador na Volks lembrou que é o momento dos coletivos se unirem para recuperar o tempo perdido e os direitos. “É hora da gente se unir, juntar os coletivos e retomar direitos que precarizaram o trabalho e dificultaram nosso acesso à educação e saúde, o que contribui para que tenhamos um tempo perdido, mas temos que recuperar esse tempo e pra isso temos que estar organizados e mobilizados”.  

Mais do que uma campanha de sindicalização, “Segue o Fio” tem como proposta fortalecer a organização da juventude trabalhadora para as lutas futuras que, como mostram os cenários político e econômico, cheios de desafios e obstáculos, entre eles a recessão econômica e o medo de perder o emprego.