Campanha ganha o Brasil
Passou de 58 mil o número de trabalhadores beneficiados até agora com a tarifa zero e a campanha tende a crescer. Além dos metalúrgicos do ABC, a conquista beneficia também todos os trabalhadores nas fábricas da Volks em Taubaté e Curitiba, inclusive companheiros de empresas terceirizadas.
Ainda terão total isenção de tarifas os cerca de 2.500 trabalhadores na planta Anchieta da Volks, que trabalham em empresas terceirizadas como Gedas (informática); Pérola (asseio e limpeza) e GR (alimentação).
Com a campanha, os metalúrgicos na Ford conseguiram estender o benefício para os trabalhadores nas unidades de Camaçari (Bahia), Tatuí e Taubaté.
Desta forma, chegou a 58.843 o total de trabalhadores isentos das tarifas em três Estados. Isto significa uma economia anual de cerca de R$ 19 milhões, dinheiro que o trabalhador gastava com o pagamento de taxas nos bancos e agora volta a circular na economia. Só no ABC, já são 36.793 metalúrgicos beneficiados.
Para o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, os últimos acordos fizeram com que a campanha se espalhasse por todo o Brasil. “Temos recebido pedidos de informações sobre nossas negociações de várias regiões do País. A CUT está recomendando que seus sindicatos se engajem nesta luta”, afirmou.
Feijóo acredita ainda que outras centrais tomarão a mesma decisão. “Com isso, a luta por nós iniciada pode acabar se incorporando na pauta de toda a sociedade brasileira”, disse o presidente do Sindicato que, a convite do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, estará debatendo o assunto hoje com a categoria.