Campanha na Volks encontra dois doadores de medula óssea

 

Arquivo Pessoal

Rogério, um dos doadores

Há três anos, a representação dos trabalhadores na Volks e a Associação da Medula Óssea (AMEO) realizaram com a empresa uma ampla campanha em busca de doadores de medula.

“Quase sete mil companheiros participaram da iniciativa, demonstrando o forte sentimento de solidariedade que é uma das marcas dos metalúrgicos”, conta Gerson Dias Pereira, membro do CSE na montadora.

“Sabemos que achar um doador fora da família é como procurar uma agulha num palheiro, mas estamos acostumados a desafios”, lembra. “Assim, achamos logo dois”, comemora o representante, que foi o responsável pela organização da campanha.  

Enquanto os trabalhadores na Volks se mobilizavam para encontrar possíveis doadores, em 2009 nascia no Paraná a criança que receberia 200 ml da medula de um deles, o companheiro Rogério Aparecido Silva Oliveira, do setor de logística.

Rogério não conhece o menino de três anos que na semana passada recebeu a sua doação. Mas tem um filho na mesma idade e isso o deixou sensibilizado.

“Eu me sinto um privilegiado por um gesto tão simples ser capaz de salvar uma vida”, afirma o companheiro. “Estou renovado e ansioso pra saber se deu tudo certo”, diz.

Rogério incentiva a participação de todos em campanhas como a realizada na fábrica. “Quanto mais pessoas participarem, maior a chance de achar um doador compatível”, conclui.

O outro trabalhador-doador é da ferramentaria e ainda faz os exames de aptidão para poder confirmar a compatibilidade com uma pessoa do Rio de Janeiro.

Da Redação