Campanha Salarial: bancários referendam prioridades e elegem representantes

Na conferência estadual, que acontece dia 4 de julho, será definida uma pré-pauta que será encaminhada para a conferência nacional, quando será realizado um debate com os delegados de todo o País

Os delegados que irão representar os bancários de São Paulo, Osasco e Região na conferência estadual foram eleitos nesta quarta-feira, 24, em assembleia na Quadra. Os trabalhadores também referendaram a consulta realizada junto à categoria que prevê aumento real de salário, PLR e vale-alimentação maiores entre as reivindicações prioritárias, assim como combate ao assédio moral e fim das metas abusivas.

“A participação dos bancários é fundamental em todas as etapas do processo: definição da pauta, assembléias, atos e manifestações. O grau de envolvimento dos trabalhadores é um elemento fundamental que faz diferença na mesa de negociação”, diz Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato. “Não foi à toa que conquistamos aumento real por cinco anos consecutivo, foi graças a mobilização da categoria que repercutiu na mesa de negociação”, completou.

Na conferência estadual, que acontece dia 4 de julho, será definida uma pré-pauta que será encaminhada para a conferência nacional, quando será realizado um debate com os delegados de todo o País que estabelecerão a pauta final de reivindicações que será entregue aos banqueiros.

Consulta – A soma dos questionários respondidos totalizou 5.994 respostas. Destas, 67% apontaram o aumento real como prioridade, 57% destacaram a PLR maior, 70% priorizam o Plano de Cargos e Salários, 61% querem vale-alimentação maior e 30% a valorização dos pisos.

Quando se trata de índice, o reajuste de até 10% (aumento real mais a reposição da inflação estimada em 4,5% pelo ICV Dieese) é considerado o ideal por 69% dos bancários.

Nas questões sociais, o destaque fica para a discussão das metas abusivas (69%), o combate ao assédio moral (67%) e a isonomia de direitos aos afastados em licença saúde (27%).

Do Sindicato dos Bancários de SP