Campanha Salarial começa pressionar empresários na sexta-feira
Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT entregará pauta na Fiesp, na Avenida Paulista, em São Paulo
Rossana Lana / SMABC |
Na próxima sexta-feira (29), a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT entrega na Fiesp (Federação das Indústrias) as reivindicações da categoria para a Campanha Salarial 2012. Como acontece todos os anos, o ato será na Avenida Paulista, em São Paulo.
Aprovada por unanimidade em assembleia realizada quarta-feira passada na Sede, a pauta pede reposição integral da inflação, aumento real no salário, valorização dos pisos salariais, jornada de 40 horas semanais sem redução de salário, licença maternidade de 180 dias (para G8, G10 e Estamparia) e seguro de vida.
Ao falar sobre a Campanha Salarial 2012, o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre (foto), alertou que os patrões vão tentar dificultar as negociações com os argumentos de sempre.
“Mais uma vez eles devem culpar a economia e lamentar que os negócios estão ruins”, afirmou. “Por isso é muito importante fazermos uma manifestação massiva e pressionarmos os empresários desde o início da Campanha”, prosseguiu Sérgio Nobre.
O dirigente lembrou as campanhas que metalúrgicos desenvolvem nos últimos anos, em defesa da indústria nacional e cobrando constantemente o governo federal por medidas de incentivo ao setor.
“A categoria está dando o exemplo e lutando pelo fortalecimento do segmento automotivo para garantir os empregos dos trabalhadores”, continuou o presidente do Sindicato. “Agora é a vez dos patrões fazerem sua parte e garantirem salários decentes. É o dinheiro na mão do trabalhador que faz a roda da economia girar”, frisou.
Veja os grupos e as indústrias que negociação com a FEM-CUT:
Estamparia.
Fundição.
Grupo 2 (máquinas, aparelhos elétricos, eletrônicos e similares).
Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos, porcas, rebites e similares).
Grupo 8 (trefilação e laminação de metais ferrosos; refrigeração, aquecimento e tratamento de ar; condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos; materiais e equipamentos ferroviários e rodoviários; artefatos de metais não ferrosos; balanças, pesos e medidas; esquadrias e construções metálicas; artefatos de ferro, metais e ferramentas em geral).
Grupo 10 (lâmpadas e aparelhos elétricos de iluminação; artigos e equipamentos odontológicos, médicos e hospitalares; funilaria e móveis de metal; mecânica; proteção, tratamento e transformação de superfícies; material bélico; rolhas metálicas; reparação de veículos e acessórios).
Fonte: Subseção do Dieese no SMABC
Da Redação