Campanha Salarial: Comissões terão participação nas mesas

Representantes defenderão propostas específicas dos segmentos

Membros das comissões temáticas dos metalúrgicos do ABC irão acompanhar as rodadas de negociação da campanha salarial, junto com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT). O objetivo é defender as reivindicações específicas de cada uma delas.

Junto ao Grupo 9, que teve ontem a primeira negociação, as comissões serão representadas por Ana Nice, do Comitê Sindical na Panex; no Grupo 3 (autopeças, parafusos e forjaria), a representante será Gilza Conceição Macedo, do CSE na TRW; Rosi Machado, do CSE na Makita vai acompanhar as negociações com o setor de Fundição; para o Grupo 10 (lâmpadas, tratamento, equipamentos médicos, iluminação etc), vai Simone Vieira, do CSE na Ford; e Michele Silva acompanhará as negociações com as montadoras de veículos.

Entre as principais reivindicações das comissões temáticas estão a subvenção das empresas para os trabalhadores pagarem seus estudos, a criação de um fundo para formação e capacitação profissional, aumento do período de amamentação e do número de creches e ampliação do período de licença paternidade.

Grupo 9 – Ontem, a primeira rodada com o Grupo 9 (máquinas e eletroeletrônicos) serviu como reconhecimento de terreno para os trabalhadores e patrões, segundo Ana Nice. “Os patrões ainda vão realizar sua assembléia e só depois vamos entrar na discussão da pauta”, explicou. O próximo encontro entre o setor e a FEM-CUT será no dia 24 deste mês.