Campanha salarial dos bancários será lançada no ABCD
Manifestação acontecerá na próxima terça-feira, em Santo André
A FETEC-CUT/SP (Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro) e o Sindicato dos Bancários do ABC lançarão, na próxima terça-feira (31/08), em Santo André, a Campanha Nacional Unificada 2010 da categoria. O evento terá a participação de trabalhadores, delegados sindicais, bateria de escola de samba, banda e artistas.
Os participantes percorrerão o principal corredor financeiro de Santo André durante todo o dia. A atividade marca o início das reivindicações da categoria bancária no ABCD. Na semana passada, a Campanha Nacional foi lançada em São Paulo, Bragança Paulista, Bauru, região do Vale do Ribeiro e demais localidades do Estado de São Paulo.
As reivindicações da classe trabalhadora foram definidas na 12ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada em julho, no Rio de Janeiro. “A pauta de reivindicações da categoria envolveu bancários e bancárias de todo o país, num debate democrático que apontou os pontos prioritários para a Campanha Nacional deste ano”, comenta o secretário-geral do Sindicado dos Bancários do ABC, Eric Nilson.
As principais propostas são mais contratações; garantia de emprego; reajuste salarial de 11% (inflação do período mais 5% de aumento real); PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários, mais R$ 4 mil para cada funcionário, e piso salarial no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 2.157,88).
Os bancários também almejam previdência complementar para todos os funcionários; regulamentação do papel social dos bancos; fim das metas abusivas; combate ao assédio moral; prevenção de adoecimento e promoção da saúde da mulher; assistência médica e psicológica às vítimas de assaltos, sequestros ou extorsões; proibição de transporte de valores e guarda das chaves pelos bancários e estabilidade provisória para vitimas de assaltos, sequestros e extorsões.
Do ABCD Maior