Campanha Salarial: em protesto, bancários cobram seriedade na negociação desta quarta-feira

Nesta rodada será a terceira rodada de negociação serão discutidas reivindicações sociais e de saúde. Os bancários estão entre as categorias que mais sofrem com o afastamento por conta da LER/Dort e doenças mentais, como síndrome do pânico

Apesar da chuva, os bancários foram às ruas na terça-feira (8) para cobrar seriedade dos banqueiros na negociação de desta quarta-feira (9), marcada para as 15h, com a federação dos bancos (Fenaban). Nesta que será a terceira rodada de negociação serão discutidas reivindicações sociais e de saúde. Os bancários estão entre as categorias que mais sofrem com o afastamento por conta da LER/Dort e doenças mentais, como síndrome do pânico.

“Vamos cobrar também respostas às reivindicações econômicas e para se estabelecer medidas de proteção ao emprego, apresentadas nas duas negociações anteriores. Os bancários não abrem mão de aumento real de salários, PLR maior e mais justa, garantias de emprego em caso de fusão e melhoria nas condições de saúde”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e membro do Comando Nacional dos Bancários. “Se os banqueiros desrespeitarem o processo de negociação, estarão levando os trabalhadores à greve”, ressaltou.

O único avanço até agora foi a conquista de mudança no formato da Participação nos Lucros e Resultado (PLR), que a partir de agora não será mais baseada na variação do crescimento do lucro de um ano para o outro. Se os banqueiros não concordassem com essa reivindicação, os bancários poderiam receber PLR menor do que no ano passado.

Protesto – Os bancários realizam nesta terça-feira 8 uma passeata nas principais ruas da região central de São Paulo. Dezenas de trabalhadores caminharam com máscaras e luminosos para chamar atenção da população e cobrar dos bancos melhoria nas condições de saúde. O assédio moral e as metas abusivas impostas pelos bancos provocam o adoecimento dos trabalhadores.

Do Sindicato dos Bancários de SP