Câncer de próstata e o novembro azul
Novembro Azul, campanha responsável pela conscientização sobre o câncer de próstata, tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos, surgiu no ano de 1999 na Austrália, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.
A iniciativa espalhou-se mundo afora e, com o sucesso alcançado pelo movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou conhecido como símbolo da campanha. Desde então, novembro ficou consagrado como sendo o mês de conscientização sobre câncer de próstata.
A doença atinge mais de 60 mil brasileiros por ano e é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo que mais atinge homens no Brasil, atrás apenas do melanoma, com estimativa de 65.840 novos casos podendo chegar a 6 milhões até 2025.
A realização anual de exames após os 40 anos de idade é muito importante e está relacionada à diminuição de, aproximadamente, 21% na mortalidade pela doença.
Os exames mais comuns são: sangue do PSA e o de toque retal. Porém, o exame de toque retal ainda gera muito preconceito, o que faz com que um terço dos pacientes se recuse a fazê-lo.
Faça os exames. Quanto mais cedo o câncer de próstata for descoberto, maiores serão as chances de cura da doença.
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Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente