Candidatos a prefeito assinam termo de compromisso para melhorar Região
Candidatos a prefeito pelo PT da região assinaram nesta quinta-feira (05/07) um documento elaborado pelos movimentos sociais com propostas de políticas públicas a serem inseridas nos programas de governo dos prefeituráveis. Com exceção do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) que mandou representante ao evento, os demais prefeituráveis petistas compareceram no evento realizado no Clube Aramaçan, em Santo André.
O candidato a prefeito pelo PT de Mauá, deputado estadual Donisete Braga, disse que os administradores precisam ter claro a importância da solução em conjunto de vários problemas comuns existentes nos sete municípios do ABCD. O petista também ressaltou a questão da organização dos trabalhadores, modernização das políticas públicas, fortalecimento das indústrias e temas como mobilidade urbana e Expresso ABC.
O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), que busca a reeleição também ressaltou a importância da regionalidade. “Temos grandes desafios para os próximos mandatos, como, por exemplo, a questão da mobilidade urbana”, afirmou.
Reali ressaltou a obra na avenida Lions, em São Bernardo, realizada pelo prefeito Marinho, e que refletiu positivamente nos municípios vizinhos como Diadema e Santo André.
O deputado Carlos, candidato a prefeito em Santo André, ressaltou que as pessoas presentes ao evento não “tinham ideia da dimensão” do que estavam fazendo ao confiar a ele um documento com propostas a serem cumpridas, já que, sempre como sindicalista, fazia o papel inverso ao cobrar ação dos governantes. “Nunca imaginei estar nesta posição hoje, mas podem ter a certeza que estamos comprometidos com as questões envolvendo os movimentos sociais”, afirmou Grana.
Os prefeituráveis petistas Edgar Nóbrega, Maria Inês Soares, de Ribeirão Pires, e Claudinho da Geladeira, de Rio Grande da Serra, destacaram a relevância dos movimentos sociais em tomar essa iniciativa de elaborar um documento em que os candidatos se comprometem com a modernização de políticas públicas na região.
O documento foi entregue por representantes do Fórum Social do ABCDMRR, que tem como um de seus coordenadores Leonardo Campos. As propostas foram esboçadas durante diversos fóruns de discussões realizados nos últimos meses, com o foco em problemas recorrentes dos sete municípios da Região. Muitos dos candidatos a prefeito chegaram a participar desses encontros, e na ocasião subscreveram as propostas. Todas as pautas têm como eixo central a sustentabilidade, que diz respeito ao desenvolvimento regional pautado pela inclusão social, e redução de impactos ao meio ambiente.
O documento traz sete temas com 145 propostas abertas, muitas formuladas por fóruns sindicais.
O evento desta quinta contou com várias autoridades, entre elas o presidente do Sidicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), e o ex-prefeito de Santo André João Avamileno (PT).
Do ABCD Maior