Caoa Changan será nova marca no Brasil em união com chinesa
Apresentação será no Salão do Automóvel, em novembro
Vem aí a Caoa Changan. A gigante da indústria automotiva do Brasil vai se unir a uma das maiores fabricantes da China na criação de uma nova marca sino-brasileira. E o anúncio da estreia está marcado para o Salão do Automóvel, em novembro. O anúncio de chegada da Changan ao Brasil será no Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas no final de novembro. Um mapa extraoficial dos estandes mostra que a Caoa terá dois espaços.
Um deles, claro, é para a Caoa Chery, que manterá suas operações normalmente no país, convivendo com a Caoa Changan. O segundo até poderia marcar uma nova fase da Subaru. Mas Autoesporte apurou que não há planos de novos veículos da japonesa para o Brasil tão cedo. Logo, o estande será usado para apresentar ao público a Caoa Changan. Afinal, existe palco melhor do que um evento com centenas de milhares de visitantes?
Ainda que a apresentação aconteça em novembro, confirmando o nome da marca como Caoa Changan, as vendas só terão início apenas no segundo trimestre de 2026. Até lá, o grupo brasileiro fará a preparação para iniciar as vendas, com ações de apresentação da marca e estruturação de uma rede de concessionárias. Inicialmente, serão oferecidos três modelos, todos SUVs, que, não por acaso, são os mesmos que já rodam em testes no Brasil.
A rede de concessionárias Caoa Changan será constituída de lojas próprias, sem qualquer relação com a Caoa Chery. A decisão de trazer a Changan ao Brasil não é nova. Fontes ouvidas por Autoesporte afirmam que a Caoa buscava, há pelo menos cinco anos, uma nova parceira chinesa. A escolha pela Changan, segundo interlocutores, se deu pela facilidade em chegar a um acordo com os chineses em questões como produção local e comercialização. É muito provável que até a decisão do nome Caoa Changan tenha sido posta como fator crucial por parte dos brasileiros.
Do AutoEsporte