Caoa Changan terá 3 carros nacionais

Grupo brasileiro vai anunciar investimento bilionário para fazer carros da marca chinesa

Visitantes do Salão do Automóvel vão encontrar dois estandes da Caoa no evento. Um deles é da já conhecida Caoa Chery. O outro é da estreante Caoa Changan. A nova marca começa a vender carros no Brasil em 2026. Em entrevista exclusiva, Carlos Philippe Luchesi de Oliveira Andrade e Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, filhos do fundador da Caoa e atualmente presidentes da empresa, falaram sobre os próximos passos da nova marca sino-brasileira.

O objetivo é claro: com suas duas marcas, a Caoa quer alcançar a marca de 100 mil carros produzidos por ano em Anápolis (GO). E, já em 2026, alcançar 8% de participação do varejo com Chery e Changan. Para crescer a fatia, a Caoa vai anunciar em 2026 um novo investimento para produzir novos modelos na fábrica goiana.

O valor, ainda não revelado, mas está na casa do bilhão de reais e será totalmente bancado pelo grupo brasileiro. Do lado da Chery, o valor será usado na chegada de novas versões híbridas para Tiggo 5X (HEV) e Tiggo 7 e 8 (PHEV). Isso mostra que, mesmo com o acordo com a Changan, a relação comercial com a Chery segue inalterada.

Com a nova parceira, os irmãos Andrade ressaltaram que a relação não é de sociedade, ao menos por enquanto. Caoa e Changan, inicialmente formam uma aliança. Ou seja, os brasileiros são mais que meros distribuidores dos carros chineses. Para isso, vão investir o próprio capital para produzir ao menos três modelos em Anápolis. O primeiro deles deve ter a montagem iniciada já em 2026. Os demais, a partir de 2027. Para cada um, a empresa estima um aporte de US$ 100 milhões.

Do AutoEsporte