Caoa Chery: justiça suspende demissões em Jacareí

Mais um capítulo surge na novela do fechamento da fábrica da Caoa Chery em Jacareí. Uma liminar da justiça suspendeu a decisão da montadora de demitir 580 funcionários, tomada na semana que se encerrou. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, entrou com um pedido de liminar na Justiça do Trabalho para suspender as demissões em Jacareí.

A liminar foi concedida pela justiça na sexta-feira (27), mas o sindicato só divulgou a informação neste sábado (28). Decisão do juiz Lucas Cilli Horta, da 2ª Vara do Trabalho de Jacareí, a liminar considera que as dispensas coletivas devem ter prévia negociação, considerando-se o impacto social que causam.

Como foi uma ação tomada unilateralmente por parte da Caoa Chery, após a ocupação da planta pelos trabalhadores, que durou duas horas, a justiça acatou o pedido. Nesse ato, que a montadora classificou como invasão, ela teria alegado que houve danos à infraestrutura das instalações fabris.

Por conta disso, a decisão de demitir 580 pessoas foi tomada, inclusive com número maior que o proposto anteriormente. Sem acordo, inclusive com mediação do Ministério Público do Trabalho, o aviso de demissão coletiva foi emitido na quarta-feira (25). Agora, uma nova reunião ocorrerá no dia 1 de junho às 14 horas para resolver o impasse.

Do Estadão