CAOA deixará de fazer Hyundai e busca nova parceira, diz colunista

Jorge Moraes afirmou que produção de HR e New Tucson em Anápolis (GO) deve ser encerrada entre outubro e novembro

Em março do ano passado, a CAOA e a Hyundai chegaram a um novo acordo. Até então, o grupo brasileiro tinha exclusividade na comercialização de veículos importados da marca sul-coreana que, por sua vez, tinha exclusividade nas vendas das linhas HB20 e Creta, nacionais. Desde então a rede da Hyundai, independentemente de ser ligada à CAOA ou não, poderia comercializar todos os veículos da marca.

A CAOA ainda permaneceu produzindo o utilitário HR e o SUV New Tucson da Hyundai em Anápolis (GO), mesma linha de produção onde são montados os carros da CAOA Chery. No entanto, os ares podem estar mudando para o acordo ente Hyundai e CAOA. O colunista do UOL, Jorge Moraes, revelou que o grupo brasileiro deve deixar de produzir os dois modelos da Hyundai na planta goiana entre outubro e novembro, pondo um fim à história das empresas de quase 20 anos.

A previsão, segundo Moraes, é transformar o complexo de Anápolis em um centro industrial para receber novas marcas asiáticas até novembro. A ampliação do local, com mais 36.172 m² de área construída, elevará a estrutura total para mais de 208 mil m². A unidade em Goiás concluiu recentemente uma nova fase de robotização com equipamentos que antes operavam na linha de montagem da Ford na Bahia, mas que não foram adquiridos pela BYD.

A empresa também investirá R$ 3 bilhões para aumentar as áreas de pesquisa e desenvolvimento, com meta de elevar a capacidade de produção atual de 80 mil para 160 mil veículos por ano. A nova marca para a unidade ainda não foi definida, mas, segundo apuração da reportagem, seriam modelos especiais para o mercado brasileiro. Os nomes continuam sob sigilo, de acordo com o colunista do UOL, e todas as interessadas seriam asiáticas, entre elas as chinesas Dongfeng, Changan e Baic. Há ainda rumores de que o grupo Caoa negocia com as indianas Tata e Mahindra.

Do Motor1