Caoa produz o último HR e encerra etapa Hyundai em Anápolis

Em 31 de outubro, dias antes de assinar formalmente a nova parceria com a Changan, a Caoa produziu em Anápolis, GO, o último caminhão Hyundai HR. Encerrava, assim, uma das mais longas e frutíferas parcerias da indústria automotiva nacional, pois a fábrica goiana não mais produzirá modelos Hyundai e se prepara para uma nova etapa, compartilhando em suas linhas veículos Chery e Changan, as duas parceiras chinesas da Caoa.

A união do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade com os sul-coreanos da Hyundai foi iniciada em 1999, com a importação exclusiva de automóveis no mercado brasileiro, a estruturação da rede e grandes investimentos em marketing. O SUV Tucson, que invadiu as ruas brasileiras, é o grande símbolo desta primeira etapa, que a partir de 2007 foi sucedida por produção local do modelo em Anápolis, que nos anos seguintes também produziu o minicaminhão HR, o médio HD, e os SUVs ix35 e New Tucson.

A entrada oficial da Hyundai no Brasil como fabricante, em 2012 com a inauguração da fábrica de Piracicaba, SP, gerou uma disputa judicial pela representação da marca no Brasil, pois a montadora coreana queria administrar a operação de importações, que foi mantida com a Caoa por mais de uma década à frente. Alegações de descumprimento de contrato foram levadas à Corte Internacional em Paris, França, e a empresa de Oliveira Andrade saiu vencedora.

No ano passado as duas empresas assinaram um novo contrato, no qual a Caoa abriu mão da representação exclusiva das importações de modelos Hyundai e ofereceu sua fábrica para a produção de novos veículos, algo que não foi adiante. A relação da Caoa com a Hyundai hoje está limitada à representação comercial: o grupo segue sendo o maior concessionário da marca no País com cerca de quarenta revendas, nas quais são vendidos carros nacionais e importados da marca.

Da AutoData