Carro anfíbio? Projeto de lei quer obrigar montadora a fabricá-lo
As cidades brasileiras, especialmente os grandes centros, sempre sofrem de um mal que não tem previsão para ser extinto, as terríveis enchentes que assolam bairros ou regiões inteiras das metrópoles do país. Para resolver a questão, somente investimento de dezenas de bilhões de reais só para alguns lugares, mas a coisa aqui é outra, o prejuízo que os motoristas têm ao se depararem com enchentes em sua viagem cotidiana.
Os carros normalmente suportam até certo limite a passagem por áreas alagadas e a entrada de ar do sistema de alimentação é, na maioria, o calcanhar-de-aquiles de alguns modelos. Obviamente, nenhum automóvel de passeio foi projetado para andar na água como se fosse um veículo anfíbio, mas um projeto de lei, em tramitação no Congresso Nacional, quer obrigar as montadoras a fabricarem este tipo de veículo.
Isso é o que sugere o Projeto de Lei 1824/24 que obriga montadoras instaladas no Brasil a disponibilizarem carros anfíbios (destinados a operar tanto em terra quanto na água) para enfrentamento de situações emergenciais, como enchentes e alagamentos. Segundo o texto em análise na Câmara dos Deputados, os eventuais infratores ainda estarão sujeitos a sanções previstas na legislação. A proposta diz ainda que os carros anfíbios deverão seguir os requisitos técnicos e de segurança estabelecidos pelas autoridades.
O Projeto de Lei 1824/24 está tramitando em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Todavia, para virar lei, o texto do Projeto de Lei 1824/24 precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Do Notícias Automotivas