Carro elétrico abre novas oportunidades de negócios para as montadoras

Prolongar a vida útil da frota circulante e trabalhar na extração e reciclagem: montadoras investem agora para lucrar mais tarde

O carro elétrico é um grande desafio para os fabricantes de automóveis. Mas é apenas uma parte da transformação ainda maior que levará as marcas à neutralidade de carbono. Um objetivo ambicioso que só pode ser alcançado se for transformado numa oportunidade de negócio. Isto foi dito pelos próprios grupos durante o congresso da Automotive News Europe realizado em Paris em junho.

A verdade é que vender cada vez mais carros elétricos ajudará a reduzir a pegada de carbono global dos fabricantes na fase de utilização dos seus produtos, mas obrigá-los a repensar a cadeia de abastecimento, adotando métodos e processos que aumentam as emissões de CO2 durante a produção. E é aqui que se joga o verdadeiro jogo. Mas como é que se pode acompanhar a mudança e, ao mesmo tempo, ter lucro?

A primeira coisa que os grandes grupos automotivos devem fazer é entender como aproveitar ao máximo a frota circulante, prolongando a vida útil dos carros atualmente nas estradas, trabalhando para reciclá-los de forma mais eficiente e levando-os ao fim da vida útil com baixo impacto ambiental. Falando em carros elétricos, no entanto, há a questão das matérias-primas. “Para sermos verdadeiramente sustentáveis, temos que lidar com a indústria de mineração”, explicou Fredrika Klaren, chefe de sustentabilidade da Polestar.

A par de uma indústria mineira sustentável, a reciclagem será de importância fundamental na mobilidade do futuro. Esta é a situação atual, mas as coisas podem mudar no futuro. Porque as baterias de hoje são projetadas com um olho na facilidade de reciclagem e, quando chegarem ao fim de sua vida útil, será mais fácil desmontá-las. Resumindo, neste momento as montadoras estão investindo para a transição energética. Amanhã colherão os frutos de seus esforços e encontrarão modelos de negócios ainda mais lucrativos.

Do InsideEVs