Carro elétrico: falta estratégia, falta polÃtica, falta tudo!
Há algum tempo, a eletrificação automotiva vem ocupando as discussões sobre as medidas de enfrentamento ao aquecimento global e a consequente reestruturação da indústria automobilÃstica mundial.
Esse movimento tem se consolidado principalmente nos paÃses centrais, como China, Estados Unidos, Alemanha e França. Na contramão, o governo brasileiro renúncia da sua condição de apresentar polÃticas públicas de incentivo ao desenvolvimento e consequente difusão dessa tecnologia no paÃs.
Ao contrário, temos uma polÃtica tributária distorcida e que favorece a importação de veÃculos elétricos, pagando menos impostos que os similares com motor à combustão interna. Mantida essa lógica, no curto prazo os elétricos importados poderão ocupar todo o espaço desse mercado em nosso paÃs.
De fato, matéria recentemente divulgada no blog Automotive Business mostra que na ponta do lápis, a troca do veÃculo premium de combustão interna pelo veÃculo elétrico importado já é mais favorável no Brasil.
Mesmo com toda a negligência de uma inexistente polÃtica automotiva por parte do atual governo, sindicatos de trabalhadores, como os Metalúrgicos do ABC, juntamente com universidades e parte do empresariado brasileiro, têm se articulado para encontrar soluções, a exemplo do veÃculo hÃbrido a etanol, que pode ser uma alternativa nacionalmente apropriada e mais acessÃvel para o consumidor brasileiro.