Carro elétrico pode ficar 20% mais barato com isenção de imposto

Projeto de lei isenta o Imposto de Importação dos veículos elétricos e híbridos no Brasil até 31 de dezembro de 2025

Um novo projeto de lei que tem como objetivo conceder a isenção de Imposto de Importação para veículos elétricos e híbridos no país aguarda aprovação para pode ir à votação na Câmara. A proposta de autoria do senador Irajá, do PSD do Tocantins, especificamente isenta da cobrança do Imposto sobre Importação os veículos elétricos e híbridos, que também podem ter propulsão com motor a gasolina, álcool ou diesel fabricados no Brasil, ou seja carros 100% elétricos e também os modelos híbridos flex/gasolina/diesel.

O benefício fiscal valeria até 31 de dezembro de 2025. Criada pelo governo federal em 2016 para estimular a compra de veículos movidos a energia (carros elétricos e híbridos), a isenção de imposto de importação para esse segmento de veículos deixou de valer no início deste ano. Irajá destacou que 80% da matriz energética do Brasil vem de fontes renováveis, a exemplo das hidrelétricas e energias solar, eólica e de biomassa. E que não faz sentido o País não incentivar o uso de veículos eletrificados.

O senador argumentou que o Brasil depende da importação de peças para a montagem dos automóveis elétricos ou híbridos. Segundo Irajá, a isenção do Imposto de Importação, que hoje é de 35%, poderá reduzir o preço final, que ainda é elevado para os padrões brasileiros. O impacto do custo final poderia reduzir na ordem de 10% a 20% o preço dos veículos elétricos e híbridos para o consumidor.

O preço da frota movida a combustível fóssil é infinitamente menor do que o desses veículos movidos a energia elétrica. A matéria destaca que a Comissão Europeia proibiu a venda de automóveis novos movidos a motores a combustão, incluindo os híbridos, a partir de 2035 e que alguns estados norte-americanos também adotaram a medida.

Do Senado