Carro elétrico ‘popular’ da Tesla será uma versão menor do Model Y

Futuro modelo de entrada terá a meta de produção de impressionantes 4 milhões de unidades por ano

Não é novidade que a Tesla está planejando um novo modelo de entrada abaixo do Model 3, do qual até 4 milhões de unidades deverão ser produzidas anualmente. O novo modelo deverá ser uma versão reduzida do Model Y, ou seja, estará mais para um SUV do que para um hatchback. Isto foi divulgado pelo site chinês 36kr, citando fontes anônimas, como relatado pelo CnEVpost.

As fontes do 36kr poderiam ser fornecedores, porque, de acordo com a apuração, a Tesla estaria sinalizando para sua cadeia de fornecimento que milhões de unidades do carro elétrico de entrada serão produzidas anualmente nas fábricas da Tesla em todo o mundo. Os planos já são bastante detalhados: Dos 4 milhões de veículos elétricos, metade deverá ser construída nas fábricas norte-americanas da Tesla, com a nova fábrica em Monterrey, México, fornecendo a maior parte da capacidade.

As fábricas de Berlim-Grünheide e Xangai contribuirão com um milhão cada, de acordo com a matéria. De acordo com a reportagem, a produção em série do modelo de 25.000 euros (R$ 139.000) começará dentro de um ano, no mínimo. No entanto, a capacidade de produção final provavelmente não será alcançada tão rapidamente. Isto porque é improvável que 4 milhões de unidades sejam possíveis com as atuais fábricas da Tesla.

Até agora, a Gigafactory 3 em Xangai é a maior unidade de Tesla; a capacidade anual foi declarada pela última vez como “>750.000”. A fábrica no México está prevista para se tornar a maior fábrica da Tesla, mas dois milhões de unidades seriam um salto muito grande nesse primeiro momento. Além disso, a fábrica de Monterrey também não está programada para iniciar a produção até 2024. Os fornecedores também dificilmente estariam preparados para um tal aumento de demanda.

Do InsideEVs