Carro elétrico vai ficar mais barato – ao menos nos Estados Unidos
Embora os custos das baterias estejam aumentando, as empresas automobilísticas estão lançando veículos elétricos (EV, na sigla em inglês) mais acessíveis que devem ampliar seu apelo em relação a um grupo maior de compradores. O último anúncio veio na quinta-feira da General Motors: um pequeno SUV Chevrolet Equinox com um preço inicial em torno de US$ 30.000 e um alcance por carga de 250 milhas (400 quilômetros). É possível ter um alcance maior, de 500 quilômetros, se pagar mais.
A GM não divulgará o preço exato do Equinox EV até mais perto da data de venda, por volta desta mesma época no ano que vem. Mas o SUV ficará abaixo do valor médio de um EV vendido nos Estados Unidos, de cerca de US$ 65.000, de acordo com Edmunds.com. Atingir um preço em torno de US$ 30.000 e um alcance por carga próximo a 500 quilômetros é a chave para fazer com que os motoristas abandonem os carros movidos a gasolina, dizem analistas do setor.
Analistas da indústria automobilística dizem que, se o Equinox tiver bastante espaço interno tanto para carga quanto para passageiros e um estilo semelhante aos pequenos SUVs movidos a gasolina, o carro deve ser um sucesso no segmento mais popular do setor automotivo dos EUA. Isso porque cerca de 20% de todos os veículos novos vendidos no país são SUVs compactos.
É fato que um EV de US$ 30.000 ainda está um pouco acima do preço de um pequeno SUV movido a gasolina. O Toyota RAV4, o mais vendido no segmento e o veículo mais vendido nos EUA sem ser picape, tem preços a partir de US$ 28.000. Mas já é uma mudança e tanto. Até os últimos anos, os veículos elétricos eram caros e destinados a compradores abastados. Já os que eram mais em conta tinham pequena autonomia.
Do Valor Econômico