Carro novo no Brasil vira artigo de luxo e exige 50 salários mínimos

Há cinco anos, brasileiro precisava de 28 salários mínimos para comprar carro 0-km; modelo mais barato do País em 2023 parte de R$ 66 mil

Um levantamento da consultoria Jato Dynamics mostra o quanto os carros encareceram no Brasil. Atualmente, o preço médio de um veículo 0-km no País é de R$ 130 mil. O cálculo considera a média de valor dos carros mais vendidos. A lista tem modelos como SUVs com ticket médio mais alto, como Chevrolet Tracker, Jeep Compass e VW T-Cross. Seja como for, isso corresponde a um aumento de 85% nos últimos cinco anos.

O número é expressivo, principalmente quando convertemos a conta em salários-mínimos (SM). Para se ter uma ideia, em meados de 2018, o brasileiro precisava de 28 SM para comprar um veículo 0-km. Contudo, hoje essa soma já chega a 50 SM. Os motivos para justificar esses aumentos são muitos. Afinal, o mercado automotivo brasileiro vem enfrentando instabilidades, mesmo após o “boom” da pandemia da Covid-19.

O site E-Investidor, do Estadão, fez o cálculo: o que vale mais, ter um carro próprio ou andar com apps de corrida? O levantamento mostra que, para um veículo na faixa dos R$ 70 mil, as despesas giram em torno de R$ 800 mensais ou de R$ 9 mil anuais. A lista inclui, por exemplo, custos com licenciamento, seguro, manutenção e IPVA, que são valores de aquisição. Ou seja, não contabilizam combustível, limpeza ou outros gastos variáveis.

Com a correção monetária, essa média de preço de R$ 70 mil é coisa do passado. Afinal, o carro mais barato do Brasil atualmente é o Renault Kwid, com tabela de R$ 66.590. Esse preço, aliás, é bem mais alto que no início de 2021, quando o Kwid também era o veículo mais em conta do País, mas custava a partir de R$ 48.790 na versão Life, que saiu de linha em janeiro de 2022. Ou seja, em apenas 12 meses, o Kwid 0-km ficou 36,4% mais caro.

Do Jornal do Carro