Carro popular: governo promete divulgar programa ainda nesta semana
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, diz que desoneração deve durar de 3 a 4 meses, segundo o ministro da Fazenda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu acelerar a entrega dos detalhes do pacote do carro popular, apresentado em partes pelo governo na quinta-feira, 25. Em entrevista ao canal Globo News, o ministro informou que entregará o programa nesta semana, e não em quinze dias, como havia dito na semana passada em reunião com representantes da indústria em Brasília (DF).
Na mesma entrevista, Haddad jogou um banho de água fria nas pretensões das montadoras. Afirmou que o programa de desoneração de automóveis terá a duração de 3 a 4 meses. Marcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, a associação que representa as fabricantes no país, havia dito que o melhor para as empresas seria um tempo de duração de 12 meses.
“Estou falando de um programa que vai durar de três a quatro meses, não de uma coisa estrutural, mas que pode segurar o fechamento de plantas nessa transição. Você segura a onda no momento que está difícil para o setor”, disse Haddad ao canal. “É um programa tópico, de alguns meses nesse ano, e tenho certeza de que vamos retomar o financiamento [para compra de veículos] com o ciclo de queda da taxa de juros”.
Questionado sobre o impacto da medida no orçamento, Haddad afirmou que ela ficará longe da estimativa de R$ 8 bilhões. Segundo o ministro, os cálculos ainda estão sendo feitos pela área técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), mas que “talvez não chegue a um quarto desse valor [de R$ 8 bilhões]”.
Do Automotive Business