Carro sustentável segue impulsionando a venda de carros
Embora o mercado esteja desacelerando por causa das persistentes dificuldades de acesso ao crédito com juros altos, as vendas do Programa Carro Sustentável continuam em direção oposta, graças ao desconto no IPI, impulsionando o emplacamento de modelos e versões participantes da iniciativa.
De acordo com dados da Fenabrave divulgados na terça-feira, 2, desde o seu lançamento, em 10 de julho, até o dia 30 de novembro, houve acréscimo de 20% no acumulado das vendas do período, frente a igual intervalo em 2024: foram 213,8 mil unidades contra 177,5 mil, diferença de 36,3 mil carros.
Considerando as vendas gerais de automóveis e comerciais leves, foram emplacadas 227,1 mil unidades no mês passado, 5,8% abaixo de novembro de 2024, que havia registrado 241,2 mil 0KM. Frente a outubro, que contou com quatro dias úteis a mais e emplacou 247,8 mil unidades, a queda é de 8,3%.
A média diária do comércio dos leves, no entanto, ficou 11% acima da de outubro, mostrando, na avaliação do presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, melhora do ritmo de negócios, mesmo com o menor número de dias úteis, totalizando dezenove. “Os segmentos têm tido um resultado consistente ao longo de todo o ano e, desde julho, modelos que atendem aos critérios do Programa Carro Sustentável têm apresentado um ótimo resultado de vendas, mostrando que o consumidor está aderente à redução de preços.”
Da AutoData