‘Carro voador’ chinês aguarda autorização para decolar no Brasil

A empresa chinesa EHang solicitou autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voos experimentais do eVTOL EH216-S

A empresa chinesa EHang solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para voos experimentais de uma aeronave do tipo eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) no Brasil. Assim, a EHang, com representantes AT Global e GoHobby no país, pode estar prestes a realizar o primeiro voo de um veículo deste tipo na América Latina.

A EHang, empresa chinesa de eVTOL, solicitou autorização à Anac para voos experimentais do EH216-S no Brasil. Isso pode marcar o primeiro voo de um eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical). O EH216-S, já certificado na China, é capaz de transportar dois passageiros sem piloto, com 30 quilômetros de autonomia. O “carro voador” tem demonstrações planejadas em grandes cidades brasileiras.

A realização dos voos experimentais do “carro voador” chinês no Brasil depende da aprovação regulatória pela Anac. E o progresso do projeto depende da resolução de documentações e da validação do processo de certificação da aeronave pela autoridade aérea chinesa. O modelo EH216-S da EHang, que já recebeu certificação para operar comercialmente na China, pode transportar dois passageiros (sem piloto). Além disso, o “carro voador” asiático consegue cobrir distâncias de até 30 quilômetros com uma única carga de bateria.

A AT Global pretende introduzir o EH216-S no Brasil em abril, com demonstrações de voo sem passageiros planejadas em grandes cidades como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Além disso, a GoHobby, que adquiriu um “carro voador” da EHang em dezembro de 2023, visa testar a aeronave entre abril e maio num voo não tripulado em São Paulo. A Anac atualmente revisa pedidos para voos experimentais do EH216-S, além de acordos com outras autoridades aéreas que podem facilitar a operação de “carros voadores” estrangeiros no Brasil.

Do Olhar Digital