Carro voador da Embrear vai da Faria Lima a Guarulhos em 13 minutos

Modelo deve começar a operar já no ano que vem

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, revelou o protótipo de seu primeiro carro voador em julho do ano passado, no Reino Unido. Desde então, o eVTOL avançou muito: já são 2.800 unidades encomendadas, com expectativa de início da operação no ano que vem.

Em evento no Bradesco BBI nesta semana, executivos da Embraer apresentaram a cabine do carro voador fisicamente e revelaram que ele será capaz de fazer o trecho Faria Lima-Aeroporto de Guarulhos em apenas 13 minutos. De carro, o trajeto leva por volta de duas horas. Vale lembrar que o “carro voador” que nos referimos é o nome popular do eVTOL, veículos de decolagem e pouso vertical elétricos.

Durante o evento, os executivos da Embraer expressaram otimismo com modelo, que está sendo desenvolvido pela subsidiária Eve. Segundo eles, já são 2.800 pedidos feitos para a aeronave, vindos de 28 clientes de nove países. A expectativa de arrecadação é de US$ 14 bilhões em receita líquida.

O Vice-Presidente Sênior de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Eve, Luís Carlos Affonso, revelou que o modelo terá alcance de 100 quilômetros, uma boa distância para deslocamentos urbanos, e vai pousar e decolar de forma automática, algo que barateia o treinamento de pilotos (e, consequentemente, a operação). O modelo é considerado o maior projeto de crescimento da Embraer a longo prazo.

Do Olhar Digital