Carro zero ficou mais barato em 2011

A grande concorrência fez o preço do carro cair em 2011. Estudo da agência AutoInforme/Molicar sobre o comportamento dos carros e comerciais leves comercializados no mercado interno no ano passado, mostrou que o Preço de Verdade do carro zero (preço realmente praticado) teve uma queda média de 0,14% no ano.

A evolução do preço foi bastante irregular durante o ano, com duas fortes altas, em fevereiro e outubro, e duas fortes baixas, em agosto e novembro (veja o gráfico).

Das 47 marcas comercializadas no mercado interno, 21 tiveram aumento de preço e 24 apresentaram queda. Apenas duas mantiveram os preços estáveis.

A Toyota foi a marca que mais aumentou em 2011. Na média, a alta atingiu 5,66%. Os carros da Kia também subiram acima de 5% no ano: + 5,09%, e mais quatro marcas tiveram majoração acima dos 4%: Subaru (+4,94%), Ford (+4,86%), Lifan (+4,44%) e Mercedes-Benz, cujos carros tiveram alta de 4,04%.

A Volkswagen foi a única das grandes que teve aumento dos preços no ano, uma alta de 1,24%. Os carros da GM e da Fiat ficaram mais baratos. A GM apresentou uma queda de preços de 0,91% e a Fiat 0,87%.

Entre as dez marcas mais vendidas, Renault e Honda foram as que tiveram as maiores quedas de preços no ano. Os preços dos carros da Renault caíram 5,63% e os da Honda 6,28%.

Outras três marcas tiveram queda de preço acima de 5%: Jeep (-5,53%), Jinbei (-6,65%) e Maserati, cujos carros perderam 11,38% do preço no ano passado.

Da Agência AutoInforme