Carro zero vira artigo de luxo e mercado só tem quatro abaixo dos R$ 70 mil
Fim dos populares distancia sonho do carro zero para boa parte dos consumidores brasileiros
Nascidos na década de 1990, os carros populares estão extintos no Brasil. No mercado atual, o carro zero está cada vez mais distante para uma parcela considerável de consumidores brasileiros. Só há quatro carros no mercado com preços abaixo dos R$ 70 mil e o mais “barato” deles é vendido a R$ 59.890. E do jeito que os preços estão numa escalada que parece não ter limites, não será surpresa se em mais alguns meses, o valor inicial do carro zero encostar nos R$ 70 mil.
Muitas vezes, o comprador carro zero, além da satisfação pessoal, optou pela escolha por não ter que se preocupar em efetuar manutenções necessários num modelo usado ou seminovo. Ainda mais se ele for financiando, o consumidor quer ter uma preocupação a menos. Hoje com a garantia de três anos, os gastos ficam restritos a itens de desgastes naturais e os valores anuais das revisões, muitas vezes com valores pré-fixados.
É uma compra mais racional e não há tanta paixão envolvida, o carro é considerado apenas um meio de transporte e nada mais. Há seis anos, um carro popular (entrada) custava R$ 31.900 e o Salário Mínimo vigente em 2016 era de R$ 880,00. Em conta simples, sem considerar os descontos, seriam necessários 36 meses de salário para comprar o modelo.
Com o Salário Mínimo de R$ 1.210,00, de 2022, fazendo a mesma analogia anterior, seriam necessários 50 meses de ordenado. É claro, que em 2016 e 2022, o trabalhador que recebia (e) Salário Mínimo não comprava carro zero e não comprará atualmente. A analogia é apenas para exemplificar o quão distante está ficando o sonho de ter um carro novo na garagem.
Do Autos Segredos