Carros do NBR serão fabricados com fibra de vidro

O Grupo NBR, Novo Brasil, que anunciou recentemente o assentamento de pedra fundamental para a construção de uma montadora brasileira em Araripina, no sertão de Pernambuco, aposta em um insumo diferente do usualmente adotado por fabricantes de veículos. Em vez do aço sua principal matéria-prima será a fibra de vidro, usada na fabricação de veículos tipo buggy.

O CEO do Grupo NBR, Evandro Lira, idealizador do projeto, esclareceu que a montadora não será concorrente de fabricantes tradicionais: “Nosso carro é um produto diferenciado: utilizaremos fibra de vidro, com processo produtivo mais rápido. Isto tornará viável volume de 1,2 mil unidades por mês”.

Segundo ele a produção poderá chegar a 2,4 mil mensais, conforme a demanda. Lira garantiu que o uso do insumo é seguro: “A legislação diz que se a produção mensal for de até cem carros por ano não é preciso atender às normas de segurança. Por isso os buggies são abertos e não têm airbags. Mas nós atenderemos a todas as regras”.

A comparação se deve ao fato de um dos modelos ser inspirado em buggy, e outro em um buggy fechado, além do jipe e da picape. Os veículos, segundo o empresário, serão homologados e fabricados em plataforma modular. Os carros serão altos e terão design futurista. O controle do Grupo NBR pertence a Lira, seu fundador, que detém 80% do negócio. Ele possui um sócio minoritário, que é engenheiro mecânico e atua no ramo da construção civil. 

Da AutoData