Carros elétricos com extensor de autonomia: o que são e por que estão crescendo?

Os EREVs, carros elétricos com extensores de autonomia movidos a gasolina, conquistam a China e já estão no Brasil

Nos últimos 12 meses, uma nova e interessante tendência está surgindo. Enquanto os mercados globais continuam a debater se devem mudar de carros com motor a combustão para carros totalmente elétricos ou soluções intermediárias, como híbridos e híbridos plug-in, uma nova alternativa está se firmando.

Isso é bom tanto para os consumidores quanto para as autoridades. Os veículos elétricos com autonomia estendida, conhecidos como EREVs, estão ganhando terreno lentamente na China e podem representar um avanço também no resto do mundo. Os EREVs são veículos elétricos equipados com um extensor de autonomia, um motor de combustão que usa combustível para aumentar a autonomia de um motor elétrico alimentado por bateria.

Na prática, ele alimenta um gerador elétrico que recarrega a bateria do carro e o acionamento das rodas é puramente elétrico. Em outras palavras, um EREV (também conhecido comercialmente como REEV) é o oposto de um PHEV (híbrido plug-in) ou de um HEV (híbrido pleno), que são movidos usando-se tanto o motor a combustão quanto o elétrico. Assim como os HEVs, essa solução está se mostrando bastante popular, pelo menos nos mercados em que está disponível. A China é um bom exemplo.

Embora seja difícil ver esses veículos fora do mercado asiático, sua rápida disseminação indica que eles representam a mais recente aposta dos fabricantes chineses. Os HEVs são confirmados como uma solução intermediária viável entre os carros a combustão e os totalmente elétricos. Eles são ideais para aqueles que querem evitar problemas de carregamento e ansiedade com relação à autonomia da bateria. No Brasil, a Leapmotor já oferece o C10 com essa tecnologia na versão REEV.

Do Motor1