Carros elétricos emitem 83% menos poeira de pastilha de freio
Estudo europeu aponta menor poluição de freios em carros elétricos e híbridos
A adoção de veículos elétricos vem sendo associada, principalmente, à eliminação de emissões pelo escapamento. No entanto, um novo estudo mostra que os benefícios ambientais dos carros elétricos vão além da ausência de poluentes diretos. Uma análise realizada pela EIT Urban Mobility, em parceria com a Transport for London, identificou que veículos elétricos a bateria (BEVs) emitem 83% menos poeira de pastilha de freio em comparação com modelos a combustão.
A pesquisa concentrou-se em cidades europeias como Londres, Milão e Barcelona. O foco foi entender melhor as chamadas “emissões não provenientes do escapamento”, como a poeira gerada pelo desgaste de freios, pneus e do próprio pavimento. À medida que os escapamentos se tornam menos poluentes com a eletrificação da frota, essas emissões passam a ter maior importância relativa.
O fator mais relevante para a redução da poeira de freio nos BEVs é o uso do sistema de frenagem regenerativa. Diferentemente dos veículos a combustão, os carros elétricos aproveitam a desaceleração para gerar energia e recarregar a bateria, o que reduz consideravelmente o uso dos freios mecânicos. Modelos híbridos também se beneficiam do mesmo princípio, ainda que em menor escala.
Segundo o estudo, os híbridos convencionais reduzem as emissões de freio entre 10% e 48%, enquanto híbridos plug-in chegam a uma redução de até 66%. Ainda assim, os veículos 100% elétricos foram os que apresentaram o melhor desempenho nesse aspecto. A importância dessa redução está no fato de que a poeira de freio é altamente prejudicial à saúde, pois contém partículas metálicas que podem se tornar facilmente inaláveis. Estima-se que mais de 40% dessas partículas se tornam aerossóis, com potencial de penetração nas vias respiratórias.
Do InsideEVs