Carros elétricos já representam 1/3 do mercado de eletrificados
Crescimento dos emplacamentos de elétricos foi de 470% sobre fevereiro de 2023, mas modelo mais vendido entre os eletrificados é híbrido
Quem achava que carros elétricos não iam “vingar” no Brasil por conta da infraestrutura deficiente ou pelo lobby dos produtores de cana-de-açúcar pode ter feito uma análise equivocada. Essa categoria já representa mais de um terço do mercado total de veículos eletrificados. Proporcionalmente, ao dividir os eletrificados em três categorias (BEV, os elétricos, PHEV, híbridos plug-in e HEV e MHEV, os híbridos convencionais e leves, que não têm recarga externa), eles já são a maioria.
O feito já havia sido registrado em dezembro de 2023, quando o recorde de 6.018 carros elétricos ganhou espaço na garagem dos brasileiros, em janeiro de 2024. Já em fevereiro foram 3.639 emplacamentos para os elétricos, ou seja, 34,8% do total de vendas entre todos os tipos de eletrificados. Mas coladinhos na segunda posição aparecem os PHEV, com 3.594 unidades licenciadas, o que representa 34,4% do mercado. Por fim, os HEV e MHEV chegaram a 3.218 carros vendidos, ou 30,8%. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Apesar do desenvolvimento desse mercado, houve queda nos emplacamentos de veículos eletrificados no último mês. No total, foram 10.451 unidades comercializadas, um retrocesso sobre dezembro do ano passado (16.279 carros) e o primeiro mês deste ano (12.026). Mesmo assim, os eletrificados conquistaram 7% de market share do mercado total de automóveis e comerciais leves em todo o País no mês de fevereiro.
De acordo com a ABVE, o avanço da infraestrutura de recarga tem sido um fator crucial para o aumento da participação de mercado dos veículos elétricos, reduzindo as preocupações dos consumidores em relação ao abastecimento. Mesmo com a grande participação de modelos elétricos nas vendas totais do segmento, o carro eletrificado mais vendido foi um híbrido, o BYD Song Plus, com 1.900 unidades. O segundo é um elétrico que caiu nas graças dos brasileiros, também da marca chinesa: o Dolphin.
Do Jornal do Carro