Carros elétricos passam a fornecer energia e gerar renda na China
Proprietários lucram ao devolver energia à rede elétrica (V2G) nos horários de pico
Na China, a tecnologia V2G (Vehicle-to-Grid), que permite a devolução de energia da bateria dos carros elétricos para a rede elétrica, está começando a transformar veículos em ativos financeiros. Embora ainda pouco conhecida por grande parte do público, inclusive no Brasil, a tecnologia vem sendo testada em projetos-piloto e já permite que alguns motoristas recebam dinheiro por ajudar a equilibrar o sistema de fornecimento de energia.
O princípio do V2G é simples: durante os períodos de menor demanda, os carros são carregados; e nos horários de pico, podem devolver parte dessa energia à rede. Com isso, o sistema elétrico ganha mais estabilidade e os proprietários recebem incentivos financeiros pela energia fornecida. Um exemplo prático é o projeto da montadora Nio em Xangai, que instalou estações de recarga com capacidade de bidirecionalidade, além de estações de troca de baterias também preparadas para esse uso.
Segundo Xiang Chen, chefe de V2G da Nio, os motoristas são remunerados por alimentar a rede nos horários de tarifa mais alta. O engenheiro automotivo Xia Yu, de 36 anos, participa do projeto desde 2022. Ele carrega seu carro em casa à noite, quando a energia é mais barata, e descarrega na estação durante o dia. Com isso, afirma ganhar cerca de 500 yuans por mês (cerca de R$ 390), acumulando mais de 15 mil kWh enviados à rede.
Apesar dos ganhos, muitos donos ainda se preocupam com o impacto da carga e descarga frequentes sobre a vida útil das baterias. Para lidar com isso, a Nio adota o modelo BaaS (bateria como serviço), no qual a bateria é alugada e tem garantia vitalícia. Isso reduz o receio com desgaste prematuro. Além disso, as novas gerações de baterias já suportam milhares de ciclos de carga e descarga. Embora ainda em fase inicial, o V2G mostra potencial para transformar os carros elétricos em instrumentos de apoio à rede elétrica e até em fonte de renda.
Do CarNewsChina