Carros elétricos serão quase 90% da frota mundial até 2030

Projeção do Rocky Mountain Institute ainda aponta que, em 6 anos, as vendas de carros elétricos devem saltar de 10% para 80% do mercado total

Os carros elétricos chegaram para ficar. Embora esse mercado ainda encontre alguns obstáculos (principalmente em relação ao acesso da população em geral e à infraestrutura de recarga), uma projeção indica que os elétricos representarão entre 62% e 86% do total da frota mundial de veículos até 2030. Isso significa que eles irão desbancar definitivamente os carros a combustão até lá – e olha que não falta tanto tempo assim.

Carros elétricos são tendência. A previsão é do relatório mais recente publicado pelo Rocky Mountain Institute. O instituto é conhecido por fazer previsões ousadas sobre o futuro da indústria automobilística. Segundo o instituto, a procura por carros movidos a combustível à base de petróleo atingiu seu pico em 2019 e, desde então, encontra-se estagnada.  Já o mercado de veículos elétricos cresce dia após dia.

O relatório aponta que a China é a maior responsável por esse aumento dos veículos movidos a bateria. Mas outros países também estão impulsionando a transição da frota de veículos mundiais. Em cerca de seis anos, os níveis de venda de elétricos devem saltar de 10% para 80% do mercado total. Até 2030, os EVs dominarão as vendas globais de automóveis. Se continuarmos a resolver os desafios e as vendas continuarem a subir, eles representarão entre 62% e 86% das vendas globais de automóveis até 2030, com a China a desfrutar de uma quota de mercado de pelo menos 90%.

Outro ponto levantado pelo documento é que a ascensão dos carros elétricos provocou uma reação em montadoras tradicionais de carros a combustão. De acordo com o RMI, o rápido crescimento da produção de baterias impulsionou a redução dos custos, obrigando que empresas baixassem o valor de venda dos “veículos tradicionais”. Incentivos governamentais em prol dos veículos zero emissão, como já acontecem nos Estados Unidos e na União Europeia, também são atrativos e refletem no consumidor final.

Do Olhar Digital